15 de dezembro de 2015

Caiu o primeiro dente do Pietro! (check up anual e a falta de apetite)

Todo fim de ano a gente faz um check up no pediatra, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do Pietro.
Ano passado escrevi no post 1 ano depois da "Pneumonia", do Vegetarianismo e a Saúde da criança amamentada sobre o ganho de peso do Pietro mesmo depois de ter virado Vegetariano, e como as coisas estavam indo super bem.
Só que na semana passada fomos à consulta anual, e para nossa surpresa ele perdeu peso.
O Pietro sempre comeu de tudo, e continua assim. Nunca deu trabalho pra comer legumes, frutas, verduras, grãos... Ele gosta até das sementes que eu como (linhaça, chia,etc). Come mais legumes, verduras e frutas do que eu quando era criança rs.
Ele estava engordando normalmente, tenho costume de pesá-lo na balança da farmácia pra ir acompanhando o crescimento dele. Mas nas últimas semanas ele vinha se queixando de falta de apetite e comido muito pouco.
De 2013 pra 2014 ele engordou 3kg. Estava com 19kg no final de 2014 e chegando nos 21kg agora. Na semana passada pesou 19.800kg.
Eu sei que ele estava engordando porque tenho hábito de pesá-lo na farmácia, e mesmo que essas balabças não sejam muito corretas, tenho acompanhado sempre o crescimento dele.
No começo fiquei bem chateada, apesar de entender que não temos uma genética propensa a sermos mais gordinhos, pelo contrário. E também ele cresceu 5cm e meio de altura. Mas fiquei pensando, e existem alguns fatores que podem ter contribuído:

  1. Mudamos de casa há uns 2 meses e ele está dormindo em quarto separado pela primeira vez; 
  2. Estou grávida, depois de 6 anos como filho único ele vai ter uma irmãzinha; 
  3. Ele estava com um dente mole, e não me deixava arrancá-lo. O que poderia estar incomodando bastante para comer.

De qualquer forma, o pediatra mandou fazer um hemograma, medir glicemia, colher 3 amostras de fezes e exame de urina.
Os resultados do hemograma e do exame de urina já saíram e estão todos normais. As amostras de fezes também, nada de vermes (foi a primeira vez que ele fez esse tipo de exame).

Depois dessa última consulta ele até tem melhorado um pouco, está se esforçando para comer um pouquinho mais, mas a gente não força. Eu às vezes tenho vontade de enfiar a comida na boca dele, mas meu marido é bem tranquilo quanto a isso. Ele diz que criança não passa fome, e se ele tiver fome vai comer. Então, o que eu faço é seguir os horários de café da manhã, almoço e janta e não o deixo comer petiscos perto desses horários.
E sei lá, mas ele está pesando em torno de 20kg e 400 gramas nas balanças das farmácias que tenho pesado... Enfim... Não vou ficar preocupada com essa questão do peso, porque sei o quanto ele está saudável.
E hoje, agora há pouco, finalmente ele me deixou arrancar o dente mole com uma linha. Foi muito rápido, pois o dente estava praticamente solto!


Muitos ciclos estão se fechando na vida do meu filhote mais velho.
Esse foi o último ano na creche (vou fazer um post separado sobre isso), cai seu primeiro dente de leite e ele deixa de ser filho único.
São coisas que para nós, já adultos, até parecem simples e sem muita importância. Mas tenho memórias muito vivas dos meus 6 anos, e sei que ele também terá. Daí a importância dele se lembrar que estávamos ao lado dele em todos esses momentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário