22 de junho de 2015

Pietro escrevendo ao contrário [escrita espelhada]

Eu já tinha reparado algumas vezes que o Pietro estava escrevendo o nome dele ao contrário, mas não tinha dado muita importância.
Hoje compramos um conjunto de canetinhas novas e um caderno de desenhos, porque quero incentivá-lo a treinar mais a coordenação com as mãos e acho que desenhos são ótimos para isso. Além do mais, adoro os robozinhos que ele faz :-)
Daí ele caprichou nas cores e nos detalhes do robô que fez pra mim, e quando foi me entregar eu o alertei para a assinatura no final do desenho.
Ele me perguntou: "Posso assinar colorido?"
E então me entregou o desenho assim:

Fiquei curiosa porque o Pietro tem aprendido sobre letras e números na escola, tem reconhecido algumas palavras, apesar de ainda não estar alfabetizado. Ele frequenta o que seria o antigo "prézinho", da minha época.
E eu me lembro que os professores do ensino municipal não costumam alfabetizar as crianças dessa faixa etária.
Não me preocupo com o fato dele ainda não ser alfabetizado, porque acho que ainda é cedo para cobrar escrita e leitura de uma criança de 5 anos. Criança tem que brincar, e além disso elas começam no ensino fundamental mais cedo, hoje em dia, aos 6 anos. Ou seja, ano que vem ele já começa a ser alfabetizado.
Mas minha curiosidade foi pelo fato dele escrever assim, ao contrário.
Ele mesmo me disse que sempre costuma escrever assim, e que aquele é o jeito certo pra ele.
Não o repreendi, mas na hora fiquei pensando em como dizer para ele que aquilo estava "errado". Então, fui no banheiro e trouxe um espelho pequeno.
Daí mostrei pra ele que o nome ficava na direção certa quando a gente via pelo espelho. E que o jeito que eu tinha escrito embaixo, ficava ao contrário:

Tentei mostrar a diferença entre as duas formas de escrever, e expliquei que nós escrevemos da esquerda para a direita. Mas vou conversar com a professora dele e ver no que ela pode ajudar.
Acredito que a escola tenha um papel muito importante nesse sentido.
Procurando pelo Google, achei alguns artigos bem legais. Destaco esses dois:

Quando a criança escreve ao contrário - Revista Crescer

Escrita Espelhada. Que bicho é esse? - Blog Psicosol

Depois de conversar com a professora, volto aqui pra contar como foi!

*****Atualização 01/07/2015*****
Conversei com a professora dele e ela me disse que a escrita espelhada nessa fase é totalmente normal. Disse que com o tempo e no decorrer da alfabetização, isso tende a não acontecer mais ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário