Existem comerciais de produtos alimentícios voltados pra crianças que tentam te fazer se sentir totalmente #menasmain se você não der aquilo pro seu filho. E é desse tipo de publicidade que quero falar.
Eles colocam tantas qualidades numa porcaria, que se você não pára pra raciocinar, até acredita.
Frases como: "dê o melhor ao seu filho, compre x" deveriam ser proibidas, até porque são porcarias que NUNCA conseguirão superar a qualidade do que é natural.
O pior é que existem muito mais propagandas para coisas assim, "do mal" (porcarebas industrializadas que causam uma série de doenças a longo prazo), do que para divulgação de coisas realmente boas e importantes na TV.
Um exemplo: fórmulas lácteasxcampanha de aleitamento materno.
Eu nem sei quem o Ministério da Saúde escolheu para fazer o comercial sobre Amamentação desse ano, não devo ter visto nenhuma campanha ainda...
As fórmulas são importantes? Claro que sim. Porque se a mãe não pôde amamentar por alguma razão, é a fórmula que vai auxiliar na nutrição da criança.
Mas ela não é melhor que o leite materno e nem nunca vai ser, por mais que queiram vender essa idéia.
Então, quem é a menasmain, que é desmerecida o tempo todo em rede nacional e muitas vezes até pelo proprio pediatra? A "fracota" que amamenta, lógico.
E esse é só um exemplo, já que a publicidade explora várias outros "temas" dentro do próprio ramo alimentício mesmo e vai até roupas, calçados, brinquedos, sempre tentando impôr um estilo de vida, um ideal que nem sempre faz parte mesmo da vida das pessoas.
Os documentários Muito Além do Peso e Criança - A alma do negócio mostram bem como age a publicidade voltada ao público infantil.
Recomendo assistí-los e as convido à reflexão!
Afinal de contas podemos ser consumidores sim, mas conscientes e com bom-senso.
Encerro aqui com esse trecho do documentário Muito Além do Peso:
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