21 de maio de 2012

Quem é o Dr.Sears?

Hoje saiu a edição da revista TIME, que comentei no post "Qual a idade certa para parar de amamentar?" . Essa edição marca o vigésimo aniversário de uma teoria, propagada pelo Dr.Sears (ou Bill Sears como é conhecido), chamada de “attachment parenting” ou "criação com apego". Segundo essa teoria, crianças precisam formar laços emocionais fortes com as mães, e esses laços terão consequências positivas no futuro. O “attachment parenting” encoraja as mães a amamentar as crianças por anos, a dividir a mesma cama com os filhos na hora de dormir e diminuir o máximo de tempo que a mãe passa longe do filho. "Qual a idade certa para parar de amamentar?" . Essa edição marca o vigésimo aniversário de uma teoria, propagada pelo Dr. Sears (ou Bill Sears como é conhecido), chamada de "attachment parenting" ou "criação com apego". Segundo essa teoria, crianças precisam formar laços emocionais fortes com as mães, e esses laços terão consequências positivas no futuro. O "attachment parenting" encoraja as mães a amamentar as crianças por anos, a dividir a mesma cama com os filhos na hora de dormir e diminuir o máximo de tempo que a mãe passa longe do filho.



William Sears Penton (nascido em 09 dezembro de 1939) é um pediatra americano e autor ou co-autor de mais de 30 livros sobre filhos. É um convidado freqüente em talkshows de televisão. Ele e sua esposa Martha Sears estão entre os principais defensores da filosofia "attachment parenting".
Sears e sua esposa Martha têm oito filhos, um dos quais (Stephen) tem Síndrome de Down. Três das crianças também se tornaram médicos, Jim (o mais velho), Bob (segundo mais velho), e Peter. Um quarto filho, Matt, está atualmente a estudar medicina na UC Irvine.
Sears fez residência no Hospital Infantil de Boston no Hospital for Sick Children, em Toronto. Ele é Professor Associado da Clínica de Pediatria da Universidade da Califórnia, Irvine, School of Medicine.
De acordo com seu site, em 1997, Sears passou por uma cirurgia importante para câncer de cólon, seguida de radioterapia e quimioterapia.
Desde 2009 ele vive com sua família em San Clemente, Califórnia, e trabalhando com atendimentos particulares (Sears Famíliy Pediatrics), em Capistrano Beach, Califórnia, com seus filhos. (Traduzido e adaptado de Wikipedia - em Inglês)


O quê é Attachment Parenting?
 


O "attachment parenting" (criação com apego), é uma expressão usada pelo pediatra americano William Sears, uma filosofia baseada nos princípios da teoria do apego em psicologia do desenvolvimento. De acordo com a teoria do apego, uma forte ligação emocional com os pais durante a infância, também conhecida como apego seguro, é um precursor de relacionamentos seguros e empáticos na idade adulta.
A Teoria do Apego, originalmente proposta por John Bowlby, afirma que a criança tem uma tendência a buscar proximidade com uma pessoa e se sentir segura quando essa pessoa está presente. Em comparação, Sigmund Freud propôs que o apego era uma conseqüência da necessidade de satisfazer desejos ocultos. Na Teoria do Apego, o apego é considerado um sistema biológico e as crianças são naturalmente ligadas aos seus pais porque eles são seres sociais, não apenas porque eles precisam de outras pessoas para satisfazer seus desejos. O apego é uma parte normal e saudável do desenvolvimento infantil.

Oito princípios da Criação com Apego:O Attachment Parenting International (API), partidária da Criação com Apego do Dr. Sears, tenta promover um vínculo seguro com os filhos através de oito princípios que são identificados como metas a serem cumpridas pelos pais. Estes oito princípios são:
1- Preparação para a gravidez, o nascimento e a mater-paternagem.
2- Alimentação com amor e respeito.
3- Responder sempre com sensibilidade.
4- Praticar a Criaçao baseada no Apego.
5- Incluir esa criação também durante as noites.
6- Fornecer carinho constante.
7- Praticar a disciplina positiva.
8- Esforçar-se para o equilíbrio na vida pessoal e familiar.

Esses valores são interpretados de várias formas ao longo do movimento. Alguns pais relacionados com a Criação com Apego também optam por viver uma vida familiar natural, como o parto natural, nascimento domiciliar, criação em casa, homeschooling, movimento anti-circuncisão, liberdade de vacinação, saúde natural, movimentos cooperativos e consumo de alimentos orgânicos, etc.
No entanto, Dr. Sears não requer que os pais sigam estritamente regras definidas, mas encoraja os pais a serem criativos na resposta às necessidades dos seus filhos. A Criação com Apego, fora do modelo do Dr. Sears, centra-se nas respostas que respaldam vínculos seguros.

Disciplina:
A Criação com Apego procura entender as necessidades biológicas e psicológicas das crianças e evitar expectativas não realistas sobre o comportamento da criança. Ao estabelecer limites que sejam apropriados para a idade da criança, a Criação com Apego leva em conta todas as etapas físicas e psicológicas do desenvolvimento que a criança está experimentando. Desta forma, os pais podem tentar evitar a frustração que ocorre quando eles esperam coisas que as crianças não podem fazer ainda.
Dr. Sears adverte que enquanto a criança é pequena, é mentalmente incapaz de qualquer manipulação. Sears diz que durante o primeiro ano de vida, as necessidades e desejos de uma criança são uma mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário