8 de junho de 2012

Sono dos bebês e Rotina

Dicas retiradas de trecho do livro "Pediatria Radical", da Dra. Thelma B. Oliveira.

1. Nos primeiros meses, a cama compartilhada é uma ‘mão na roda’. Banho ou massagem ajudam bastante, bem como musiquinhas, cueiro apertadinho, barulho de secador, embalo, sh sh sh...

2. Os pitaqueiros de sempre recomendarão que deixe o bebê chorando até dormir; isso é sadismo e desconhecimento das necessidades de um bebê! Ele/ela não se ‘acostuma’, simplesmente desiste de ser atendido, refugiando-se em sua concha de solidão. Melhor dizendo, ele abdica de sua atenção.


3. Os bebês precisam de uma a duas sonecas diurnas.


4. Não dê chupeta ao bebê que está sendo amamentado com leite materno exclusivo, pois ela causa a confusão de bicos, fazendo o bebê desaprender de mamar ao seio. A necessidade de sucção que o bebê tem deve ser saciada pela amamentação em livre demanda.


5. Não alimente o bebê dormindo, aproveite para ‘conversar’ com ele: a voz da mamãe o reconforta.


6. Bebês de até 2 a 3 meses devem ser manipulados a cada 3 horas. Nessa fase, o sono prolongado pode ser devido a hipoglicemia, que é nociva ao cérebro. Se ficar muito sonolento, leve-o ao seio a cada 2 ou 3 horas; o bebê hipoglicêmico fica "hibernando", embora pareça apenas dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget