16 de outubro de 2011

2 anos e ainda mama - rotina diária & os benefícios da Amamentação Prolongada.

O Pietro está com 2 anos e quase 2 meses, com energia total. Medimos ele hoje, em casa e está em torno de 93cm. Ainda não sei o peso exato, mas acredito que esteja com uns 13kg.
Fala, brinca e come bem, além de inventar umas histórias do arco da velha rs.
Acorda tarde, por volta das 9h30 da manhã, mas isso porque devido nossa rotina, vamos dormir tarde também.
Ele acorda, come umas bolachinhas, frutas e suco. Tomamos banho e almoçamos meio-dia. Depois ele fica com minha mãe.
Lá ele come um lanchinho, suco e brinca a tarde toda com a vovó. De vez em quando faz uma soneca de aproximadamente 2h.
Meu marido o busca e traz pra casa, então ele fica um pouco com o papai.
Eles vão me buscar, e jantamos por volta das 21h30.
Vamos dormir perto das 23h ou mais. Se o Pepê não faz soneca na vovó, então pega no sono mais rápido depois da janta. Senão... Fica aprontando todas até cair de sono.
Já não mama mais de madrugada, e isso começou depois de ficar dois dias sem mamar nada!
Achei que ele tivesse desmamado, que meu leite fosse secar, etc. Mas que nada!
Pelo menos uma vez por dia ele dá uma mamadinha, e pra dormir também. Mas como é bom dormir a noite toda!!!
Posso colocar aqui as vantagens da amamentação prolongada, mas já tem bastante informação na internet, inclusive sendo recomendação da Organização Mundial de Saúde :)

9 benefícios da amamentação prolongada

1.Nutrição
De acordo com informações do Unicef, no segundo ano de vida, 500 ml de leite materno fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% de proteína e 31% do total de energia que uma criança precisa diariamente. E, mesmo depois dos 2 anos, o leite materno ainda é uma importante fonte de nutrientes.

2.Saúde
O caráter imunológico da amamentação continua a valer. “O leite materno previne a criança de doenças como infecções gastrointestinais, respiratórias e urinárias, principalmente”, explica a pediatra Silvia Gioielli. Além disso, quando as crianças ficam doentinhas e não querem comer nada, o leite materno oferece nutrição e conforto para que se recuperem mais rapidamente.

3.Segurança
Você pode até ouvir por aí que crianças que mamam após os 2 anos ficam mais dependentes da mãe, mas saiba que isso não é verdade. Uma criança que tem o aconchego da mamada sempre que precisa torna-se mais segura e confiante para desbravar o mundo. “As crianças que conquistam a sua independência em seu próprio ritmo, são mais seguras que as crianças forçadas a isso prematuramente”, tranquiliza a pediatra.

4.Desenvolvimento dos músculos da face
“Mamar no peito é um ótimo exercício da musculatura da face e da boca, o que estimula favoravelmente as funções da respiração e deglutição”, afirma Silvia. Isso não acontece com o uso da mamadeira, pois é justamente o movimento que o bebê faz para ordenhar a mama que favorece o desenvolvimento harmonioso da face e da dentição.

5.Menos chances de alergias
A proteína das fórmulas infantis é derivada do leite de vaca e tem grande potencial de causar alergias. A soja também entra para a lista de alimentos com grande potencial alergênico. Portanto, quanto mais tarde seu filho tiver contato com eles, melhor.

6.Inteligência
Pesquisadores da Escola de Medicina de Christchurch, na Nova Zelândia, conduziram um estudo que mostrou que crianças amamentadas por mais tempo têm melhores resultados na escola. David M. Ferguson e L. Jonh Horwood, autores da pesquisa, defendem a ideia de que as gorduras insaturadas encontradas no leite humano são importantes para o crescimento do cérebro e do sistema nervoso.

7.Vínculo
A amamentação constitui um importante processo de vínculo entre mãe e criança. No caso da amamentação prolongada, esse processo continua a crescer e a criar bases sólidas e importantes para o desenvolvimento do seu filho.

8.Mãe saudável
A amamentação reduz os riscos de câncer de mama (proporcional ao tempo que amamenta), reduz a incidência de osteoporose e diminui riscos de câncer de útero e de ovário.

9.Economia
As vantagens da amamentação prolongada também chegam ao seu bolso, já que você não precisará gastar dinheiro com as fórmulas infantis.
Leia mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário