15 de março de 2011

6 razões para esperar 6 meses para introduzir alimentos

Texto traduzido e retirado da comunidade Grupo Virtual de Amamentação, no Orkut.
Já eram os dias que mães sofriam pressões para entupir os bebês de cereal a 6 semanas de vida. Hoje em dia pais alimentam seus filhos quando é nutricionalmente e desenvolvimentalmente correto- como determinado pelos bebês.
Não se apresse para começar as papinhas. Aqui algumas razões para esperar:

1. O Intestino do bebê precisa estar desenvolvido
Os intestinos são a parte do corpo que filtra, peneirando as substancias potencialmente perigosas e permitindo os nutrientes saudaveis.
Nos primeiros meses esse sistema de filtração é imaturo.
Entre 4-6 meses o revestimento interno do intestino do bebe passa por um processo de desenvolvimento chamado fechamento, onde o revestimento se torna mais seletivo sobre o que pode ou não passar.
Para prevenir que comidas potencialmente alergênicas entrem na corrente sanguinea, os intestinos maturando secretam IgA , uma proteina imunoglobulina que age como uma proteção, recobrindo os intestinos e prevenindo a passagem de alérgenos perigosos.
Nos primeiros meses, a produção de IgA é baixa (embora haja muito IgA no leite humano), e é mais facil assim para que potenciais alérgenos entrem no organismo do bebê.
Uma vez que moleculas de comidas entram no sangue, o sistema immune pode produzir anticorpos contra aquela comida, produzindo uma alergia ao alimento. Por volta de 6-7 meses de idade, os intestinos do bebê estão maduros e capazes de filtrar os alergenos mais ofensivos.
Por isso que é tão importante esperar a introdução de alimentos sólidos particularmente se existe uma historia de alergia alimentar na familia do bebe, o que demonstra uma tendencia do bebe a desenvolver alergias tambem, e prestar muita atenção quando oferecer os alimentos aos quais outros membros da familia sao alérgicos.

2. Bebês jovens têm reflexo de propulsão da lingua
Nos primeiros 4 meses a lingua tem um reflexo de propulsão para proteger os bebes contra engasgo.
Quando qualquer substancia incomum é colocada na lingua, automaticamente empurra para fora e não para dentro. Entre 4-6 meses de idade esse reflexo diminue gradualmente, dando ao primeiro cereal ou fruta uma chance de entrar no estomago e nao ser rejeitado pelo reflexo da lingua.
Não somente essa parte inicial do trato digestivo (lingua, boca) não esta pronta para sólidos, como tambem a parte final (estômago e intestinos) tambem não estão “prontos”.

3. O mecanismo de engolir do bebê é imaturo.
Outra razão para não ter pressa na introdução de alimentos solidos é que a lingua e o mecanismo de engulir podem nao estar prontos para funcionarem juntos.
Dê uma colher de papinha a um bebê com menos de 4 meses, e ele vai mover essa comida ao acaso em sua boca, empurrando um pouco da papinha de volta a faringe onde é engolida, um pouco vai para espaços grandes entre as bochechas e gengivas, um pouco vai pra frente entre labios e fora para o queixo.
Ou seja, o bebê não tem um bom controle da mastigação e direção para engulir, o que vai ser desenvolvido entre 4-5 meses de idade.
Nessa fase o bebê desenvolve a habilidade de mover a comida do começo da boca para o fundo ao inves de deixar a comida flutuar em todo lugar e cuspir boa parte disso. Antes dos 4 meses de idade, o mecanismo de engulir do bebe é feito para trabalhar com sugar, mas não mastigar. 30/10/06 Andréia

4.Bebês precisam ser capazes de sentar.
Nos primeiros meses, os bebes associam comida com carinho. Se alimentar é uma interação intima, e bebes frequentemente associam o ritual de comer com pegar no sono nos braços ou no peito da mãe.
A mudança de um peito suave e morno para uma colher fria, dura, geralmente não é bem vinda com uma boca aberta.
Dar papinhas ao bebe é uma maneira mais mecanica e menos intima de “entregar” comida. Requere que o bebe sente num cadeirão de comer, uma habilidade que a maioria dos bebes desenvolvem por volta de 5-7 meses. Segurar um bebe na posição tradicional de mamar nao é a melhor maneira de introduzir papinhas, porque seu bebe vai achar que vai ser amamentado (ou tomar mamadeira) e vai achar que algo esta errado e vai provavelmente rejeitar a comida.

5. Bebês novos não são capazes de mastigar.
Dentes raramente aparecem antes de 6-7 meses, outra evidência forte de que os bebes muito novinhos são designados para sugar e não mastigar. Nos estagios pre-dentes, entre 4-6 meses, bebes tendem a babar, e a saliva que ele baba é rica em enzimas, que ajudarão a digerir as comidas solidas que virao em breve.

6. Bebês com mais de 6 meses gostam de imitar pais
Ou quem toma conta deles. Por volta dos 6 meses de idade, bebes gostam de imitar o que vêem. Eles vêem você comer um legume e curtir mastiga-lo. Eles querem pegar um garfo e fazer o mesmo.



Texto extraido do site www.askdrsears.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário