26 de janeiro de 2015

Não diga que meu filho "vai dar trabalho com a mulherada"!

Vira e mexe, desde que meu filho nasceu e abriu os olhinhos azuis me deparo com alguém dizendo, com ar malicioso:
"Seu filho vai dar trabalho com a mulherada, hein! 
Lindo desse jeito, ele vai ter várias namoradas."

Tenho que confessar que esse tipo de comentário me revira o estômago pelo grau de machismo embutido nele. Sério mesmo.

Primeiro, porque demonstra o quanto a sociedade ainda é presa à um padrão de beleza.
Loiro, de olhos azuis é bonito. Moreno, de cabelo cacheado não pode ser bonito também?
Negro? Pardo? Oriental?
Ouço mães comentando que o cabelo do(a) filho(a) é "ruim" porque é encaracolado.
Já vi até criancinha com chapinha no cabelo!
A criança vai crescer, e a aparência pode mudar: meu marido também era loiro com cabelo liso, e hoje tem cabelo enrolado e castanho. O meu era enrolado, e hoje é liso, tingido de preto. E assim por diante.
Todos mudamos muito com o tempo, físicamente.

Me incomoda imaginar que julgando pela aparência, estão "prevendo" um comportamento cafajeste nele.
Perguntam se ele tem namoradinha na escola... Hello! Ele só tem 5 anos!!!
E sabe o quê é pior? Quando ouço esse tipo de comentário vindo de mulheres... Daí é que sinto o quanto repetimos idéias machistas sem nem perceber.
Podem falar: "Ah, mas ele é criança, ainda não entende esse tipo de coisa!"
Hello (de novo)! Criança não é porta! Eles entendem as coisas muito melhor que adultos.
E mesmo que aquela informação não seja processada na hora, sabe-se lá o quê fica no subconsciente do ser humano.
Criança é criança.
Tem que se vestir como criança, tem que ter o direito de se comportar como criança.
Pra todo o resto eles terão uma vida inteira!
E os adultos, tentam envenenar essa inocência a todo custo com seus comentários maliciosos.
São um bando de invejosos e frustrados, isso sim! #ProntoFalei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário