6 de maio de 2014

Desfralde - Dicas do Dr Harvey Karp

O desfralde é apenas frustrante se você tem expectativas inadequadas. Você pode impedir seu filho de comer doces, mas você não pode necessariamente fazer seu filho comer brócolis. O treinamento para desfralde é uma questão que os pais realmente não têm controle. Você tem que fazer a criança querer fazê-lo , em vez de forçá-la. Crianças de dois anos têm muitas outras coisas que preferem fazer, então seu objetivo como mãe/pai ou cuidador deve ser tornar algo divertido e interessante para eles.

Não há uma idade específica para uma criança começar a treinar o desfralde. Em vez disso, existem cinco sinais clássicos que você deve observar, que indicam quando uma criança está pronta para começar. Esses sinais são:
  • A criança diz "sim" em cada vez mais situações.
  • Andar a pé não é mais novo e excitante, e a criança está disposta agora a sentar-se sozinha em um só lugar.
  • A criança tem palavras para cocô e xixi (totô, pipi, etc) .
  • A criança gosta de te imitar.
  • A criança está interessada em organizar as coisas em grupos, e em  limpeza.

Quando uma criança demonstra essas tendências, você deve obter um penico, e acredite ou não, ele não tem que ser colocado no banheiro imediatamente. Você pode até mesmo colocar a cadeirinha na sala de jogo. Dessa forma, eles se acostumam com isso estar em um lugar divertido para se sentar. O importante é colocá-lo em um lugar que a criança gosta de se sentar , ler ou jogar quebra-cabeças.
Se o seu filho expressa uma vontade de usar o penico, o maior erro que você pode fazer é saltar para cima e para baixo, aplaudir, e fazer um grande alarde sobre ele. Se você exagerar, isso vai se voltar contra você. Sua reação pode assustar o(a) garoto(a). Eles podem começar a pensar que é muito importante e não vão querer fazê-lo. Algumas crianças vão usar isso contra você quando estiverem com raiva.
Quando uma criança usa o penico, seja positivo, mas não acenda fogos de artifício. Seja discreto. Use um elogio grande quando a criança se sentar, mas use um elogio discreto para quando fizer cocô. Você ainda pode usar o que eu chamo a técnica de " fofoca " . No final do dia , você pode " sussurrar " a um ursinho de pelúcia ou um colega de trabalho : "Ei, Bobby fez xixi . " Estando alto o suficiente na frente do filho para que ele ouça , mas não dizendo diretamente para a criança. Assim, eles tornam-se muito orgulhosos de si mesmos quando ouvem você falar positivamente sobre eles.
Se o desfralde simplesmente não está funcionando, lembre-se que por vezes, as crianças podem estar constipadas ou podem ter medo. Elas podem estar nervosas por estarem sentadas no alto ou podem estar intimidadas, se você está exagerando a situação. Às vezes , eles estão apenas confusos. Eles sabem que algo está sendo pedido a eles, mas não sabem o que é. É por isso que quanto menos pressão, melhor . Seu objetivo não deve ser o cocô no penico, mas para fazer do penico um lugar divertido onde as crianças gostam de estar. O cocó vai acontecer eventualmente.


Harvey Karp , MD
Pediatra e autor do livro " A Criança Mais Feliz do Pedaço"

Tradução de artigo do site A place of our own.

Nenhum comentário:

Postar um comentário