5 de novembro de 2012

E finalmente: o desfralde!

Adeus fraldas, depois de 3 anos!
Não foi fácil mas não quis colocar pressão na cabeça do Pietro, que apesar de bem novo já entende muita coisa sim! Mais do que a gente imagina.
Mas convencer a criança de fazer suas necessidades em um penico ou no vaso sanitário pode ser um desafio. É algo novo, que sai da rotina e do "conforto" de quem já está acostumado desde que nasceu.
Ouvi várias mães relatando casos em que meninos demoraram mais tempo para deixarem de usar fraldas do que meninas(?).Confesso que não sei se é verdade, mas meu filho relutou bastante.
O que eu fiz foi conversar bastante com ele, e fui notando alguns sinais de que ele estava incomodado com a fralda suja. Peguei essa "deixa" e falei pra ele: "Vamos colocar cuequinha então, fralda é chato!"
Às vezes ele topava de boa, mas na maioria das vezes não queria. Comecei a só colocar fralda nele para dormir.
Acho que o tempo quente que tem feito últimamente também ajudou, assim ia mostrando pra ele como é chato ficar com fralda no calor.
No começo ele fez xixi e cocô várias vezes na cueca. Teve até um dia que ele foi com a minha mãe à um bazar e fez xixi no chão enquanto estava lá!
Agora ele não gosta muito de usar o penico, então tem usado um assento pra crianças que a gente coloca no próprio vaso sanitário. E tem feito muito menos xixi nas calças, já consegue avisar antes quando está com vontade e corre pro banheiro!
Minha maior preocupação sempre foi de não querer gerar muita ansiedade nele, de fazer as coisas de uma forma brusca (apesar de tantos pitacos dizendo o contrário). Por mais que falem que não existe problemas em aplicar certos métodos repentinos com crianças, ainda tenho minhas dúvidas, vendo tanto adulto ansioso e precisando tomar purgante pra usar o banheiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário